segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Globo não consegue engolir o Pan2011

A postura da Globo chega ser irritante, ainda mais para uma profissional em comunicação, como eu.
Sabe aquelas crianças mimadas? aquelas que perdem o jogo e não querem jogar mais? então dessa forma que eu vejo o comportamento da Globo, infantil. Como perdeu o direito de imagem da cobertura do Pan 2011 a emissora simplesmente resolveu que o Panamericano não é pauta para o maior formador de opinião, o Jornal Nacional, além de outros noticiários de forma unilateral e egoísta.
Um desrespeito total ao esporte brasileiro. Justo a globo defensora do incentivo ao esporte e dos atletas, destinar 30 segundos para falar do Pan com um quadrinho vagabundo de total de medalhas é demais. E isso porque soltou um editorial de "conduta" este ano....
É claro que sou contra esse monopólio de imagem, de longe estou defendendo a Record ou apoio essa guerra declarada pelas 2 emissoras, mas esse postura das organizações globo é depressiva.
Visitando Blogs achei um post bem interessante sobre esse assunto.
Confira:

Café no Pan 2011 – Globo resolve não ignorar o Pan e atletas brasileiros se destacam no México

Não se falou de outra coisa nos últimos dias. Um evento esportivo que era para ser um momento de dar notoriedade aos atletas setransformou em mais uma munição para a guerra entre Record versus Globo. Primeiro foi o fato da emissora carioca cogitar a possibilidade de boicotar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Depois, a Record acusando a Globo de piratear imagens do Pan, recorrendo à Associated Press (APTN) - uma agência de notícias internacional, para ter as imagens que queria. Clique aqui para conferir a cobertura do Café com Notícias no Pan 2011.


A emissora da Barra Funda alega que a Globo agiu de má fé, uma vez que todas as imagens do #Pan2011 seriam disponibilizadas as demais emissoras de TV brasileiras bastando que elas usassem a logo da Record [colorida] e uma legenda “imagens cedidas pela Rede Record”. Entenda o caso, aqui. O fato é que a Record – querendo ou não, é a dona dos direitos de transmissão do evento esportivo aqui no Brasil e isso deve ser respeitado, independente se a gente concorde ou não com o modelo de negócio [e transmissão] que se é feito.

Felizmente, a Globo assumiu o erro e se retratou sobre o casoque poderia ser evitado com mais jogo de cintura e menos birra. Ao ignorar o Pan-Americano ou a reduzir em apenas 30 segundos a sua cobertura, a Globo inibe o público dos seus noticiários de conhecer o que se passa com os atletas brasileiros no México. Dois pesos e duas medidas: se um dia a Vênus Platinada já se orgulhou de ter direitos de exclusividade, hoje ela é obrigada a rever as regras do jogo que ela mesma criou.

Confira outros destaques:

# Ainda falando sobre essa questão Record x Pan x Globo, aFolha de S. Paulo trouxe, na edição desta quarta-feira (19), na coluna Outro Canal, uma análise interessante: no primeiro dia doPan de Guadalajara, a Globo destinou 28 segundos à cobertura, dos 30 segundos previstos. Em 2007, quando era a dona dos direitos de transmissão do Pan, ela destinou, também no primeiro dia, 1h38 minutos de cobertura nos telejornais. A pergunta que fica: será que só vale matéria ou reportagem somente para o evento esportivo que a Vênus Platinada possui os direitos? Cadê a carta de Princípios Editoriais das Organizações Globo?
Romário e Fernando Scherer - o Xuxa, nos bastidores da transmissão
do Pan 2011. Foto: Blog do Xuxa, no R7.
Informações: Blog Café com notícias
http://cafecomnoticias.blogspot.com/

Um comentário:

Raimundo Nonato disse...

Concordo plenamente com a opinião da Jornalista Kariana Costa. A TV Globo não sabe perder, pois a postura da Emissora de praticamente não informar os seus telespectadores, sobre o andamento dos Jogos Panamericanos, dá para entender bem o que foi seu passado, uma emissora que sempre viveu as custas dos grandes contratos publicitário do Estado. A concorrência é o único caminho para melhorar a qualidade da programação da TV brasileira, é por isso que a Recordo vem crescendo de audiência, independentemente de sua ligação com a Igreja Universal. O que interessa ao público é a opção de um melhor entretenimento e ponto. Quanto a postura politica dos noticiários das TVs, cabe oa seus formadores de opinião.