sábado, 14 de janeiro de 2012

Servidores do Acre são orientados a retuitar mensagens do governador

Documento tem 4 páginas e foi editado pela Secretaria de Comunicação.
Manual pede para dar 'RT' quando Tião Viana falar sobre administração.
Um manual editado pela Secretaria de Comunicação do Acre orienta os servidores a usar as redes sociais e, em um dos tópicos, a retuitar as mensagens sobre a administração postadas no twitter pessoal pelo governador do Acre, Tião Viana (PT).
O objetivo do manual, segundo a secretaria, é dar recomendações aos funcionários das assessorias de imprensa na moderação dos perfis das respectivas secretarias nas redes sociais.
O documento tem quatro páginas, 42 ítens e é intitulado "Orientação para uso institucional das redes sociais pelas assessorias do governo". Pede que o servidor tenha "bom senso" com o uso da ferramenta, cautela ao retuitar perfis de pessoas que não sejam de servidores do governo do Acre e instruções didáticas sobre a linguagem na internet.
O tópico 21 orienta o servidor a dar "RT no @tiao_viana (quando o mesmo divulgar informações relacionadas às ações de governo)."
O texto também afima que "unidade no discurso é fundamental" e pede atenção "aos horários de pico do twitter".
Veja abaixo a íntegra do manual:
1.Redação para web (webwriting) não segue princípios inéditos, revolucionários ou diversos das outras mídias, mas é diferente da redação para mídia impressa.

2. Conceitos estabelecidos como abrangência, cautela, persuasão, objetividade, relevância e credibilidade também servem como norte para a utilização das redes sociais corporativas.

3. As ferramentas digitais de comunicação são meios estratégicos que potencializam a divulgação das políticas, ações e programas desenvolvidos pelo governo.

4. Entende--‐se por uso institucional, no âmbito da Administração Pública do Acre, o uso de ferramentas sociais colaborativas em nome do órgão, instituição ou programa.

5. Entende--‐se por ferramentas sociais colaborativas os aplicativos e plataformas na internet, que permitem a colaboração, o relacionamento profissional, a divulgação e o compartilhamento de informações e conteúdos.

6. Entende--‐se por uso profissional a utilização de ferramentas sociais colaborativas para auxiliar agentes e servidores públicos em suas funções profissionais, com o objetivo de buscar e divulgar informações, realizar e compartilhar pesquisas e estabelecer relacionamentos com outros profissionais, órgãos ou instituições.

7. O uso das ferramentas sociais colaborativas deverá ter como objetivos principais a oferta de informações ao cidadão, o relacionamento com o usuário e a prestação de serviço público.

8. As redes sociais proporcionam mais voz às pessoas, mais construção de valores e maior potencial de espalhar informações.

9. Conquiste e fidelize seu usuário, incentive--‐o a seguir e interagir com sua página, ser um multiplicador do seu conteúdo.

10. Interagir com seus seguidores é fundamental para se tornar relevante no Twitter.

11. Mantenha um ritmo de atualização periódica do conteúdo.

12. Não repita o mesmo tweet ao longo do dia. Se quiser enfatizar o assunto, mude o texto e publique horas depois.

13. Seja proativo nas redes sociais, não agindo somente sob demanda (questionamentos, críticas, etc).

14. Inclua informações das ações e programas de sua pasta como pauta nas redes sociais.

15. Unidade no discurso é fundamental.

16. Independente da ferramenta (Portal, twitter, etc.) é necessário refletir unidade nas respostas, comentários, notícias, posts, tweets, RTs. Do contrário gera--‐se fragmentação da comunicação.

17. Fique atento aos horários de pico do twitter (10h – 12h e 16h – 18h).

18. Siga outros twitters do governo relacionados à sua pasta.

19. Siga os demais twtters do Governo AC.

20. Estabeleça uma rede de interação com as outras secretarias, autarquias e demais órgãos do governo. Dê RTs e dialogue com elas.

21. Dê RT no @tiao_viana (quando o mesmo divulgar informações relacionadas as ações de governo).

22. Utilize as hashtags (Ex.: #acre) em seus tweets. Hashtags é uma maneira para que outros usuários encontrem informações sobre palavra--‐chave, mesmo que eles não sigam você ainda. E facilitam a busca de vários assuntos, eventos e comunidades interessantes no Twitter. Não esqueça que as hashtags não aceitam acentos.

23. Tenha bom senso ao seguir alguém no twitter. Ao seguir pessoas você evidencia suas relações.

24. Analise a relevância dos temas antes de aborda--‐los nas redes sociais.

25. O conteúdo disponibilizado nas redes sociais não poderá ter caráter politico--‐partidário, de promoção pessoal ou de terceiros e conter informações de caráter reservado dos órgãos da Administração Pública.

26. Não entre em polêmica e discussões com usuários/seguidores.

27. A sua atividade profissional e pessoal nas mídias sociais é percebida como uma coisa única, não importa o quanto você se esforce para mante--‐la separada.

28. Configure perfis distintos para sua atuação pessoal e profissional. As redes sociais incentivam você a compartilhar detalhes pessoais. Não sobrecarregue a sua rede profissional com conteúdo pessoal.

29. Não publique mensagens particulares ou comentários alheios que tenha recebido de outros usuários. Tampouco solicite informações pessoais de alguém em área pública.

30. Por dispor de apenas 140 caracteres para envio de mensagens, o Twitter é rápido, objetivo e adequado para certas tarefas, como a cobertura de acontecimentos, eventos, reuniões e assuntos que estão em pauta naquele momento.

31. Se a correção for necessária, um novo tweet que começa por “CORREÇÃO:...” deve ser publicado.

32. Sempre verifique o conteúdo dos posts antes da publicação e mantenha seu editor informado.

33. Seja cauteloso ao dar RTs em perfis que não sejam do governo do AC.

34. Inclua um breve comentário antes de dar um RT.

35. Antes de disponibilizar links verifique se os mesmos estão funcionando.

36. Não faça links com conteúdos de procedência duvidosa ou que infrinjam direitos autorias.

37. Compartilhe links confiáveis e seguros, caso contrário, além de perder seguidores, você provavelmente irá provocar a ira de alguns deles.

38. Limite--‐se aos 140 caracteres e não coloque 30 tweets seguidos sobre o mesmo assunto. Dê um tempo entre um tweet e outro.

39. Não abuse de abreviaturas. Você corre o risco de só você entender a mensagem.

40. Não utilize CAIXA ALTA ao escrever um tweet. Usar letras maiúsculas nas mensagens considera--‐se como um “grito” ou xingamento em alguns casos.

41. Com o objetivo de padronizar a identidade visual de usuários corporativos nas redes sociais, sugere--‐se utilizar a marca ou brasão do Estado como avatar.

42. Para padronizar a nomenclatura de usuários corporativos nas redes sociais, sugere--‐se utilizar a sigla ou nome do órgão/secretaria acompanhada da sigla do Estado. Por exemplo: governo_ac.

Informações: G1

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